Rabelo Boat
See 'Barco Rabelo'.
Ramos
Em 1756 o Marquês de Pombal, então Primeiro ministro de Portugal, definiu os limites da área vitivinícola na qual o vinho do Porto estava autorizado a ser produzido. No ano seguinte, foi feita a primeira classificação abrangente das vinhas do vinho do Porto. Aqueles que produzissem os melhores vinhos, conhecidos como vinhos de feitoria, estavam autorizados a vender os seus vinhos para a exportação a um preço mais alto, enquanto os que produzissem vinhos de qualidade mais modesta, chamados ramos ou vinhos de ramo, estavam restritos ao mercado interno.
Região Demarcada do Douro
A Região Demarcada do Douro está situada na região do Alto Douro, no nordeste de Portugal, onde estão localizadas as vinhas de vinho do Porto. Apenas os vinhos que provêm desta área podem chamar-se "vinho do Porto”. A área foi demarcada oficialmente em 1756 pelo Marquês de Pombal. A demarcação original foi posteriormente estendida para o leste, logo após a abertura do Cachão da Valeira à navegação no final do século XVIII. Hoje, a região tem uma área total de 250.000 hectares, dos quais aproximadamente 46 mil estão plantados com vinhas.
Roga
A roga é um grupo de vindimadores de uvas. Uma grande quinta de vinho do Porto contrata os serviços de uma roga para fazer as vindimas. Se esta quinta pratica a vinificação tradicional, os membros da roga também pisam as uvas. Os rogas vêm muitas vezes de zonas ou aldeias localizadas a uma certa distância da quinta ou até de fora do Douro. A roga tem direito a alojamento e refeições na propriedade durante toda a vindima. O roga é dirigido pelo seu rogador, que é a pessoa que recruta e conduz a equipa e negoceia o seu contrato com o proprietário da quinta. Nalgumas propriedades, como a Quinta de Vargellas da Taylor’s, a mesma roga volta todos os anos. No fim de cada vindima, há tradicionalmente uma festa na qual a roga oferece ao proprietário da quinta o ramo, uma espécie de coroa de flores feita geralmente com dois bocados de vime atados numa cruz e decorados com papel de seda colorida, enfeites e dois cachos de uvas, uma preta e uma branca. A roga normalmente traz músicos para animar a vindima. Tradicionalmente a música é tocada num acordeão, ferrinhos e tambor. A música nunca é tocada durante a corte, isto é, na primeira fase da pisa a pé onde os pisadores trabalham em equipa de forma disciplinada. No entanto, mal se declara a segunda fase conhecida por liberdade, a música começa e os pisadores são livres para trabalhar individualmente.
Rolha ‘bar top’
A rolha ‘bar top’ é uma rolha curta com uma parte superior de plástico ou de madeira. É desenhada para ser facilmente removida da garrafa, sem a ajuda de um saca-rolhas, para depois poder ser substituída na garrafa após o vinho ter sido servido. Estas são usadas para a maioria dos vinhos do Porto envelhecidos em madeira uma vez que estes permanecem em boas condições durante várias semanas após a garrafa ser aberta pela primeira vez.
Rolha ‘de entrada’
Uma rolha de entrada é uma rolha comprida que se ajusta de forma apertada ao gargalo da garrafa, requerendo um saca-rolhas para ser retirada. As rolhas cilíndricas de entrada são utilizadas principalmente para os vinhos do Porto Vintage. Estes vinhos envelhecem em garrafa e precisam de uma rolha comprida e de alta qualidade que sele o gargalo da garrafa de forma eficaz e que proteja o vinho do contacto com o ar. Um vinho do Porto Vintage que é guardado na garrafeira deve ser acondicionado em posição horizontal. Isto tem por finalidade que a rolha não seque e perca a sua elasticidade. Os vinhos do Porto Vintage necessitam de ser decantados e devem ser consumidos num curto espaço de tempo após a garrafa ter sido aberta. Portanto, a rolha não será necessária para voltar a vedar a garrafa. No entanto, isto não é assim para os vinhos do Porto envelhecidos em madeira, incluindo o Late Bottled Vintage. Os vinhos do Porto envelhecidos em madeira estão prontos para beber logo a seguir ao engarrafamento e não precisam de envelhecer em garrafa. Estes vinhos não requerem decantação e irão permanecer em boas condições por várias semanas após a garrafa ter sido aberta. O tipo de vedante utilizado para os vinhos do Porto envelhecidos em madeira é geralmente uma rolha de cortiça ‘bar top’, a qual pode ser facilmente removida e colocada novamente na garrafa cada vez que o vinho é servido.
Ruby
'Ruby' é o termo usado para descrever a cor vermelha profunda de um vinho do Porto jovem. Com a idade, a matiz rubi do vinho do Porto transforma-se numa cor mais clara e acastanhada conhecida por "tawny”. Os vinhos do Porto que mantiveram a sua cor rubi são tendencialmente frutados e vigorosos de caráter. Ver também 'Tawny'.


Descubra Mais