Tanoeiro

Um tanoeiro é uma pessoa qualificada na construção e reparação de cascos e tonéis de madeira. O local onde os tanoeiros constroem e mantêm estes recipientes de madeira denomina-se tanoaria. Os conhecimentos de tanoaria são muitas vezes transmitidos dentro da família, de pai para filho.

Tappit-hen

Ver 'Garrafas (tamanhos)'.

Tawnies envelhecidos em Madeira

Os Tawnies envelhecidos em madeira (também conhecidos como Tawnies Velhos ou Tawnies com Indicação de Idade) são vinhos do Porto que envelheceram por longos períodos em cascos de madeira de carvalho e onde adquiriram as características que os distinguem: suavidade, sabor rico e opulento, aromas sublimes e complexos e atrativa cor aloirada. Existem vinhos do Porto Tawny de 10, 20, 30 e 40 Anos, o qual indica o número de anos que os vinhos envelheceram em madeira. Quanto mais tempo um Tawny permanece em casco, mais ricos e mais concentrados ficam o seus sabores. A Taylor´s possui uma das reservas mais importantes destes vinhos, produzindo a gama completa de vinhos do Porto com Indicação de Idade: 10, 20, 30 e 40 Anos. Em alguns mercados está disponível um estojo exclusivo que contém quatro garrafas de Tawnies envelhecidos em madeira, uma de cada idade. Esta caixa é chamada "Taylor's Century of Port Collection”, pois a soma das idades dos vinhos totaliza cem anos. Os vinhos do Porto envelhecidos em madeira estão prontos para beber logo a seguir ao engarrafamento.

Tawny

Com a idade, os vinhos do Porto mudam gradativamente de cor, a cor vermelho escuro do vinho jovem gradualmente evolui para a cor mais pálida castanho-avermelhada conhecida como 'tawny'. Com que rapidez a cor muda depende de quão profunda é a cor do vinho logo de início e também de quanto contacto com o ar vai ter à medida que envelhece. Um vinho do Porto vai assumir uma cor tawny mais rapidamente num casco, onde o vinho tem maior contacto com a madeira, do que num grande tonel. Os vinhos do Porto tawny envelhecidos são, portanto, normalmente amadurecidos em cascos.

Tenazes

A rolha numa garrafa muito antiga de vinho do Porto Vintage pode, às vezes, tornar-se frágil e difícil de remover com um saca-rolhas. Para evitar ter que extrair a rolha, as tenazes do vinho do Porto são por vezes usadas ​​para remover a parte superior do gargalo da garrafa. As suas pinças são desenhadas para, em primeiro lugar, agarrar o gargalo da garrafa aquecidas a uma temperatura muito alta sobre uma chama forte ou nas brasas do fogo. São, então, fixadas ao redor do gargalo da garrafa por meio minuto ou assim enquanto transmitem o seu calor intenso ao vidro. A seguir, as tenazes são removidas e um pano frio e húmido é enrolado em torno do gargalo. A mudança brusca de temperatura provoca uma ruptura no vidro, muitas vezes com um ’pling’ audível, e a parte superior do gargalo, contendo a rolha, separa-se da garrafa. Muito frequentemente, as tenazes, que requerem alguma prática para serem usadas com sucesso, são utilizadas apenas como espactáculo. Na maioria dos casos, até mesmo uma rolha "difícil" numa garrafa muito antiga pode ser removida com sucesso com um saca-rolhas dado um pouco de paciência e cuidado.

Taylor's - Barris
Taylor's - Barris