Decantação

A decantação é o processo de verter um vinho da garrafa que o contém para outro recipiente, como por exemplo, um decantador ou um jarro. A decantação é realizada fundamentalmente para separar o vinho de qualquer sedimento sólido que poderá ter-se formado na garrafa, assegurando que o sedimento não passe para o copo. A decantação também é realizada para arejar um vinho que esteve a estagiar em garrafa por alguns anos, permitindo que os seus aromas delicados e complexos, adormecidos durante o processo de envelhecimento, se abram e se exprimam. Por último, mas não por isso menos importante, servir um vinho num decantador bonito no qual o vinho consegue exibir claramente a sua cor pode aumentar o prazer de o beber, proporcionando agrado aos olhos, bem como ao paladar. A decantação é fácil de realizar. Consiste em verter o vinho devagar e cuidadosamente da garrafa para o decantador, evitando movimentos bruscos que possam perturbar o sedimento. Não é preciso contar com nenhum equipamento especial. No entanto, um funil de decantação com um filtro fino pode ser um acessório útil se a garrafa tiver sido agitada e o sedimento estiver solto. Os vinhos do Porto envelhecidos em madeira raramente precisam de ser decantados já que o sedimento cai no casco ou no tonel à medida que o vinho envelhece. Além disso, geralmente, estes vinhos são clarificados e filtrados para garantir que se mantenham brilhantes. No entanto, os vinhos do Porto Vintage, que são muito concentrados e encorpados e que não são filtrados, produzem sempre algum sedimento à medida que envelhecem em garrafa. Portanto, os vinhos do Porto Vintage devem ser sempre decantados para separar o vinho do sedimento e para encorajar os seus aromas a abrirem.

Decantador de navio

Um decantador de navio é um decantador cónico com uma base plana. O seu design destina-se a evitar que o decantador deslize sobre a mesa a bordo de um navio navegando em mares revoltos. Os decantadores de navio são excelentes para servir o vinho do Porto. A sua forma é simples e atraente e incentiva o vinho a libertar os seus aromas.

Declaração

Quando uma casa de vinho do Porto considera que é a colheita foi excecional e que os vinhos têm grande potencial de envelhecimento pode decidir "declarar” esse ano. "Declarar” significa que a casa decide lançar um vinho do Porto Vintage clássico. A decisão sobre se o ano deve ou não ser "declarado” é feita na primavera do segundo ano após a vindima. Por essa altura, os vinhos terão passado por dois invernos, podendo o seu potencial ser avaliado de forma precisa. A Taylor´s tradicionalmente anuncia a declaração dos seus Vintage no dia de São Jorge (23 de abril). Em geral, as melhores casas de vinho têm feito três declarações por década. Contudo, na última década a natureza acabou por ser muito benevolente e produziram-se quatro fantásticos vintages declarados em 2000, 2003, 2007 e 2009, aos quais se veio juntar a nossa mais recente declaração - o vintage de 2011. Cabe a cada casa de vinho do Porto decidir individualmente se deve ou não "declarar” um determinado ano. Em geral, mas nem sempre, as casas de vinho do Porto declaram Vintage os mesmos anos.

Depósito

Ver "Sedimento”.

Double Magnum

Ver "Garrafas (tamanhos)”.

Douro Bake

Este termo refere-se ao caráter torrado ou cozido encontrado em algumas ocasiões nos vinhos do Porto que foram envelhecidos no ambiente quente da Região do Douro e não no clima litoral temperado e húmido de Vila Nova de Gaia. Este caráter deve-se à oxidação acelerada ou excessiva causada pelo calor, tendendo a dominar os complexos aromas do vinho e a dar-lhe uma personalidade pouco elegante. Às vezes é acompanhado de níveis altos de acidez volátil e de aromas e sabores a noz muito marcados. Nem todos os vinhos com "Douro bake” deixam de ser atraentes; de facto, alguns vinhos do Porto envelhecidos no Douro podem ser magníficos. Porém, o "Douro bake” tende a ser com maior frequência um defeito do que uma virtude. Hoje, os armazéns modernos e o ar condicionado permitem armazenar o vinho do Porto por longos períodos no Douro sem que sejam afetados pelo "'Douro bake”, pelo que é cada vez mais raro encontrar vinhos do Porto com este caráter.

Douro Superior

Ver "Sub-regiões”.

Taylor's - Barris
Taylor's - Barris