Selecione um ano

2004

Decantação

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

Como Guardar

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

Temperatura de Serviço

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

Pratos sugeridos

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

O inverno 2003/2004 foi muito seco, registando apenas um terço das chuvas ocorridas no inverno anterior. A falta de água durante o...

Sobre o Vinho

O inverno 2003/2004 foi muito seco, registando apenas um terço das chuvas ocorridas no inverno anterior. A falta de água durante o início da temporada de crescimento reduziu de sobremaneira a pressão de doenças. Em julho, a maior preocupação recaiu na possibilidade de as vinhas não terem a capacidade de madurar suficientemente as uvas devido à drástica escassez de água.

A vindima destacou-se pelas perfeitas condições de tempo durante todo o período. Os vinhos do Porto jovens mostraram boa estrutura, com aromas muito frescos a frutos silvestres, consequência do período de maturação mais frio do que o normal.

Tasting Notes

Vinho muito concentrado com aromas de intensa fruta negra e chocolate preto amargo. Dá a sensação de um vinho imenso inquietante à espera de se exprimir. Enche completamente a boca – quase esmagador na sua intensidade. Depois, uma seleção de sabores golpeia os sentidos – chocolate preto amargo, ameixa preta madura e rica, cerejas, mirtilos e compota de amora. O vinho é mastigável, carnudo, cheio de garra. Embora possua uma grande estrutura, o equilíbrio está finamente ajustado e, portanto, a sensação é de um vinho com enorme força, mas também com grande delicadeza e elegância. Sabores de cassis, amoras, alcaçuz e melaço incitam o paladar, com um final que é deliciosamente e prazenteiramente longo.

AVALIAÇÕES

97
Engarrafado em julho de 2006, este vinho permanece deliciosamente aberto, exibindo perfumes florais e de violeta entrelaçados com ricas camadas de ameixa e chocolate. Embora a firme estrutura seja evidente, há mais do que a necessária fruta para equilibrar. Uma encantadora combinação de poder e elegância.

Wine Enthusiast, Best of 2007
97
Menor concentração aromática que o seu congénere Vargellas. Elegância, complexidade e precisão aromáticas notáveis. Expressão de flores brancas (violeta), a fruta emerge em segundo plano, muito fresca, silvestre. Tanino elegante, a suportar a prova de boca, mas com finura, granulado. Seco, é um vinho que se desvenda em camadas, a acidez equilibrada com volume e sabor conferem ao vinho a quase perfeição.
2024
Marc Barros, Revista de Vinhos