A húmida colheita de 1999 foi seguida por um inverno frio e seco. Abril e maio foram muito chuvosos; metade da chuva anual caiu nesses dois meses. Junho e julho foram secos.
Agosto continuou seco e a primeira metade foi extremamente quente. O final de agosto e inícios de setembro apresentaram condições perfeitas de maturação, com dias longos e cálidos. Os vinhos resultantes foram muito encorpados, com intensa cor e aromas muito atrativos.
Foram feitas menos de quatro pipas desta colheita.
Cor negra-púrpura profunda com vívida auréola magenta. Nariz inebriante e potente de groselha preta e ameixa concentradas, com notas de alcaçuz, café, especiarias e couro. Um vinho de enorme escala, profundidade e fundo. Polvilhado de taninos densos e nervosos, o paladar tem a textura densa e compacta que é selo de marca dos vintages Vinha Velha. O vinho abunda de ricos e sumarentos sabores a uva, que enchem a boca e persistem no incrivelmente longo e suculento final. Um titã musculoso que ofusca a maioria dos outros vinhos do Porto vintage da colheita.