Selecione um ano

1997

Decantação

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

Como Guardar

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

Temperatura de Serviço

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

Pratos sugeridos

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

Depois das nevadas registadas a 7 de janeiro, o inverno e a primavera de 1997 foram relativamente quentes e secos. Temperaturas mais elevadas do...

Sobre o Vinho

Depois das nevadas registadas a 7 de janeiro, o inverno e a primavera de 1997 foram relativamente quentes e secos. Temperaturas mais elevadas do que o normal provocaram o aparecimento antecipado dos rebentos e a formação dos bagos em todas as vinhas foi muito boa.

O tempo durante a vindima foi extremamente quente e como resultado as temperaturas de fermentação foram altas, sendo necessário realizar um esforço extra para prolongar as fermentações. A elevada qualidade dos vinhos foi evidente desde o início, pela intensidade do mosto, a boa integração da aguardente e pelos poderosos e atrativos aromas.

 

Tasting Notes

A primeira impressão é a de penetrantes aromas de fruta preta e chocolate escuro rico e aveludado. Logo se seguem delicadas notas de ervas e tabaco. A complexidade e a variedade de sabores na boca são aparentemente intermináveis: rica compota de cereja e ameixa, amora madura e deliciosa, chocolate escuro amargo, perfume de caixa de charuto e especiarias, couro novo. E a textura e consistência do vinho é quase melaço, ou xarope de melaço; cobre a boca como uma luva de veludo. Um vinho com enorme força, magnífica profundidade, dimensão e estrutura. Enche completamente a boca e o final é maravilhosamente prolongado.

AVALIAÇÕES

93
Um vinho do Porto muito raro - apenas foram feitas duas pipas. Mostra-se mais claro no copo do que o de 1995 e há mais de precisão no nariz, com notas de alcaçuz, tâmaras, caça e ervas assadas. A boca é bem equilibrada, contida, taninos firmes que se tornam bastante carnudos para o final. Desta vez, não pude deixar de sentir que um pouco mais de acidez no final beneficiaria este vinho. Ainda assim, um excelente vinho do Porto, mas precisa de mais tempo em garrafa.

Neal Martin
97
Cor vermelha-escura transparente, com um núcleo mais intenso e um bordo fino. Tabaco, malte, groselha, framboesa e chocolate no nariz. Embora equilibrado no palato, este vinho tem uma estrutura muito densa, com tabaco, notas de malte e mel, mas ainda com frutos vermelhos residuais. Muito longo, com um final de boca equilibrado.
2023
Axel Probst, The World of Fine Wine