Selecione um ano

1995

Decantação

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

Como Guardar

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

Temperatura de Serviço

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

Pratos sugeridos

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

O primeiro vinho do Porto Vargellas Vinha Velha produzido. Na colheita de 1995 decidiu-se, excecionalmente, individualizar as melhores vinhas...

Sobre o Vinho

O primeiro vinho do Porto Vargellas Vinha Velha produzido. Na colheita de 1995 decidiu-se, excecionalmente, individualizar as melhores vinhas destas parcelas da Vinha Velha e vindimar as suas uvas separadamente. Este raro vinho representa a quintessência de uma das melhores vinhas do mundo.
 
Uma atípica primavera quente despoletou o aparecimento precoce dos rebentos e, em meados de abril, as vinhas mostravam já um bom crescimento. Em maio, as condições para a floração foram quase perfeitas. Um verão antecipado e fresco foi seguido por temperaturas muito altas em agosto. Em Vargellas, a vindima começou a 13 de setembro, uma semana mais tarde do que na maioria das quintas da região. As condições foram perfeitas e registaram-se os mais altos níveis de açúcar em anos. Devido às frescas temperaturas, os períodos de fermentação foram mais longos do que normal, assegurando uma muito boa extração de fruta, sabor e cor.

Tasting Notes

Rubi-cor de tijolo profundo com alguma evolução na auréola. Um vinho multidimensional, evoluindo agora da juventude à maturidade. Fruta a lembrar compota, fragrâncias de ervas e um poderoso perfume de violeta. Boca algo magra, mas com a típica espinha dorsal de Vargellas.

AVALIAÇÕES

95
Um Porto jovem, gloriosamente elaborado, uma novidade da Taylor’s. Vinhas antigas de Vargellas. Cor escura quase como a tinta, com maravilhosa especiaria, aromas de ameixa e fruto silvestre. Encorpado, medianamente doce, com sedosos taninos e um longo, longo final de fruta doce.
01-04-1998
James Suckling, Wine Spectator
96
O primeiro Vinho do Porto Vargellas Vinha Velha. Tom cobre, laivo avermelhado brilhante. Enorme complexidade aromática, delicado, mas em simultâneo, assertivo; aromas de fumo, fruto seco e fruta em passa. Flores secas. Imenso volume de boca, acidez viva e tensa, especiaria e tanino ainda firme, com estrutura e nervo. Final longo. saboroso e fresco. Elegante, complexo e distinto.
2024
Marc Barros, Revista de Vinhos