O primeiro vinho do Porto Vargellas Vinha Velha produzido. Na colheita de 1995 decidiu-se, excecionalmente, individualizar as melhores vinhas destas parcelas da Vinha Velha e vindimar as suas uvas separadamente. Este raro vinho representa a quintessência de uma das melhores vinhas do mundo.
Uma atípica primavera quente despoletou o aparecimento precoce dos rebentos e, em meados de abril, as vinhas mostravam já um bom crescimento. Em maio, as condições para a floração foram quase perfeitas. Um verão antecipado e fresco foi seguido por temperaturas muito altas em agosto. Em Vargellas, a vindima começou a 13 de setembro, uma semana mais tarde do que na maioria das quintas da região. As condições foram perfeitas e registaram-se os mais altos níveis de açúcar em anos. Devido às frescas temperaturas, os períodos de fermentação foram mais longos do que normal, assegurando uma muito boa extração de fruta, sabor e cor.
Rubi-cor de tijolo profundo com alguma evolução na auréola. Um vinho multidimensional, evoluindo agora da juventude à maturidade. Fruta a lembrar compota, fragrâncias de ervas e um poderoso perfume de violeta. Boca algo magra, mas com a típica espinha dorsal de Vargellas.
AVALIAÇÕES
Um Porto jovem, gloriosamente elaborado, uma novidade da Taylor’s. Vinhas antigas de Vargellas. Cor escura quase como a tinta, com maravilhosa...
Um Porto jovem, gloriosamente elaborado, uma novidade da Taylor’s. Vinhas antigas de Vargellas. Cor escura quase como a tinta, com maravilhosa especiaria, aromas de ameixa e fruto silvestre. Encorpado, medianamente doce, com sedosos taninos e um longo, longo final de fruta doce.