Tawny 10 Anos

Decantação

Não necessita ser decantado.

Como Guardar

Pronto a ser consumido. A garrafa deve ser mantida de pé, protegida da luz e do calor.

Temperatura de Serviço

Servir este vinho ligeiramente fresco idealmente a uma temperatura entre 12º e 16ºC.

Pratos sugeridos

delicioso vinho de sobremesa, e harmoniza particularmente bem com sabores de amêndoas, frutos silvestres ou chocolate preto. Pode também acompanhar queijos intensos, de pasta azul. É excelente no final das refeições, como momento culminante de uma noite agradável, servido só, com nozes ou amêndoas torradas.

Garrafa de vinho do porto Tawny 10 Anos da Taylor's

Sobre o Vinho

O Taylor’s Tawny 10 Anos constitui um excelente exemplo de um vinho do Porto Tawny com indicação de idade feito a partir de vinhos do Porto tintos seleccionados, que tiveram origem nas melhores vinhas do Cima Corgo e do Douro Superior.

Os vinhos são envelhecidos em cascos de madeira de aproximadamente 630 litros de capacidade, por uma média de 10 anos. Durante este tempo, estes vinhos perdem a sua cor escura inicial, negra-púrpura, e ganham o delicado tom aloirado (“Tawny”), do qual o vinho toma o seu nome.

Aveludados e elegantes, combinando delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura, os tawnies com indicação de idade da Taylor´s são engarrafados para consumo imediato.

É o Tawny 10 Anos líder no mercado do Reino Unido.

Notas de Prova

Profunda cor de tijolo com auréola âmbar. Nariz rico e elegante, combinando aromas de frutos silvestres maduros com delicados frutos secos e subtis e complexas notas de chocolate, caramelo amanteigado e madeira fina de carvalho. Macio e sedoso no paladar, cheio de sabores maduros a lembrar compota e figos que persistem no longo final.

AVALIAÇÕES

93
É da minha opinião que os porto tawny da Taylor’s são os melhores do tipo. Quando se provam em comparação com outros tawnies, sempre exibem mais personalidade aromática, melhor fruta e maturidade e uma maravilhosa doçura e persistência. O Tawny 10 Anos é o meu favorito, como também a melhor pechincha entre estes vinhos do porto.
01-02-1995
Robert Parker, Wine Advocate
98, Double Gold
2022
New Zealand International Wine Show
95, Gold
Incrível concentração de passas secas, perfeitamente equilibradas com uma acidez incrivelmente frutada. Alperce seco, ameixa seca e um final eterno.
2023
International Wine Challenge