De entre todas as casas produtoras de vinho do Porto a Taylor’s é a que detém uma das maiores e mais antigas reservas de vinhos do Porto envelhecidos em madeira. Nestas reservas está incluída uma selecção muito rara de vinhos do Porto Single Harvest. Estes vinhos do Porto provêm de um único ano e atingem a sua maturidade em cascos de carvalho, exibindo o ano da colheita no seu rótulo. A Taylor’s decidiu fazer anualmente o lançamento de uma edição limitada de um vinho do Porto Single Harvest com 50 anos. O oitavo lançamento desta série é o Taylor’s Single Harvest de 1971.
Notas de Prova
Tonalidade castanha-aloirada desvanecendo-se gradualmente para um bordo largo de cor âmbar claro. Um nariz maravilhosamente completo e multidimensional com um equilíbrio delicado, raro num vinho do Porto envelhecido em casco durante cinco décadas. A sedutora fragrância da madeira de carvalho não perturba a harmonia e o equilíbrio do vinho. Notas quentes e suaves de café preto, melaço e maçapão misturam-se com figo seco, sultana e notas amadeiradas de caixa de charuto e cedro. Notas subtis de folha de tabaco, pétala de rosa murcha e chá preto, bem como aromas picantes de pimenta preta e apontamentos de flor de laranjeira combinam-se para dar ao vinho um carácter aromático muito atraente. O efeito geral é surpreendentemente leve e etéreo, intenso, mas nunca dominante. A impressão de leveza continua no palato. É um vinho redondo com uma textura sedosa, equilibrado por uma acidez fresca e perfeitamente integrada que confere uma vivacidade muito atractiva ao longo e suave final. Elegância e equilíbrio são as marcas deste muito fino velho Tawny, no qual várias camadas e dimensões de aroma e sabor combinam-se numa harmonia perfeita.Este vinho encontra-se pronto a ser consumido e não necessita ser decantado.
A garrafa deve ser mantida de pé, protegida da luz e do calor
Servir ligeiramente fresco, idealmente a uma temperatura entre 12º e 16ºC.
Acompanha de forma sublime muitas sobremesas. Combina muito bem com sabores de figos, amêndoas e caramelo. É igualmente excelente para acompanhar um leite-creme ou uma taça de morangos. Também pode ser apreciado sozinho, no final da refeição ou com nozes e outros frutos secos.