De entre todas as casas produtoras de vinho do Porto a Taylor’s é a que detém uma das maiores e mais antigas reservas de vinhos do Porto envelhecidos em madeira. Nestas reservas está incluída uma selecção muito rara de vinhos do Porto Single Harvest. Estes vinhos do Porto provêm de um único ano e atingem a sua maturidade em cascos de carvalho, exibindo o ano da colheita no seu rótulo.
A Taylor’s decidiu fazer anualmente o lançamento de uma edição limitada de um vinho do Porto Single Harvest com 50 anos. O sexto lançamento desta série é o Taylor’s Single Harvest de 1969.
Estes extraordinários vinhos do Porto envelheceram em cascos de carvalho mantidos em condições frescas, escuras e tranquilas durante todo este tempo. Foi assim que o vinho maturou, lenta e equilibradamente, e foi desenvolvendo gradualmente os sublimes, ricos e sumptuosos aromas característicos de um vinho do Porto muito velho. Apresentam uma elegância e persistência de sabor que os torna irresistíveis e de presença memorável numa celebração de meio século.
Notas de Prova
Cor de mogno profundo com discretos reflexos de azeitona no bordo. Nariz muito fino e elegante, com um opulento núcleo de mel silvestre, melaço e manteiga de caramelo com insinuantes notas de pimenta preta e canela. Aromas a caixa de cedro de charutos, deliciosas fragrâncias de ervas silvestres e uma discreta aura de menta fresca, conferem uma adicional camada de complexidade. O paladar perfeitamente calibrado é evidenciado por uma fresca acidez e apresenta uma riqueza de sabores ricos e suaves, melaço, figos secos, sultanas e confi de damasco. O final é limpo e brilhante, com notas de pêra madura, menta e discretos apontamentos cítricos picantes.
Este vinho encontra-se pronto a ser consumido e não necessita ser decantado.
A garrafa deve ser mantida de pé, protegida da luz e do calor
Servir ligeiramente fresco, idealmente a uma temperatura entre 12º e 16ºC.
Acompanha de forma sublime muitas sobremesas. Combina muito bem com sabores de figos, amêndoas e caramelo. É igualmente excelente para acompanhar um leite-creme ou uma taça de morangos. Também pode ser apreciado sozinho, no final da refeição ou com nozes e outros frutos secos.