NOTAS DE PROVA
Preto púrpura profundo com um estreito rebordo vermelho e reflexos magenta. Elegância e delicadeza são as dominantes deste vinho. O nariz é polido e preciso, exibindo fruta muito pura e brilhante com notas predominantes de framboesa e cereja e uma atractiva graciosidade fresca. Ao redor deste núcleo de fruta fina estão notas botânicas subtis de fetos e raspas de madeira e aromas de ervas e flores silvestres. O paladar é compacto e picante, com taninos lineares galvanizados por uma poderosa carga de acidez. A fruta fina e vivaz, que é a assinatura do ano de 2019, reaparece no paladar e prolonga-se até ao final longo. Como sempre com Vargellas, é a qualidade distintiva da fruta que se destaca, combinando foco e definição com uma complexidade sedutora.
NOTAS SOBRE O ANO VITÍCOLA E VINDIMA DE 2019
Após um período de dormência quente e seco, o ciclo da vinha começou ligeiramente cedo com o abrolhamento ocorrer a 9 de Março, cerca de uma semana antes do habitual. Globalmente, a época de crescimento foi mais seca e fresca do que a média, embora as habituais chuvas de Abril fossem bastante intensas, com cerca de 98 mm de precipitação à medida que as uvas começavam a pintar, como habitualmente, em meados de Julho. Embora a época de maturação tenha começado com temperaturas elevadas, o clima no mês crítico de Agosto foi mais fresco do que a média, com alguma precipitação nos dias 25 e 26 que equilibraram a maturação da vindima. As condições relativamente frescas e a ausência de picos de calor traduziram-se na elegância, acidez vivaz e no frutado fresco que encontramos nos vinhos de 2019. A vindima das uvas tintas no Douro superior começou com tempo quente a 4 de Setembro e na zona do Pinhão a 14 de Setembro. A colheita estava perfeitamente saudável e em excelentes condições, embora os rendimentos tenham sido quase um décimo abaixo da média de 10 anos. Os vinhos apresentavam-se atractivamente aromáticos, com uma acidez natural elevada e uma intensidade de cor acima do normal.
Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.
A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.
Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.
Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.