Selecione um ano

2012

Decantação

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

Como Guardar

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

Temperatura de Serviço

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

Pratos sugeridos

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

O inverno que precedeu a vindima de 2012 foi muito mais seco e frio do que o normal. O  abrolhamento ocorreu na terceira semana de...

Sobre o Vinho

O inverno que precedeu a vindima de 2012 foi muito mais seco e frio do que o normal. O  abrolhamento ocorreu na terceira semana de março sob condições muito secas. Em abril e maio ocorreram bons níveis de precipitação. No final de maio, as vinhas apresentavam um baixo vigor, causado pela combinação do extremamente seco inverno e de uma primavera mais fria que o normal.

A floração ocorreu entre o 14 e o 30 de maio. O bom tempo continuou durante junho e julho proporcionando um saudável desenvolvimento das vinhas. Estas mantiveram o seu vigor abaixo do normal, resultando em mais pequenos bagos e cachos e com um mais baixo rendimento. O pintor foi inevitavelmente tardio. Em meados de Agosto, as uvas ainda apresentavam pouco açúcar e elevados níveis de acidez. 

As sebes, contudo, apresentavam-se excecionalmente saudáveis para a altura do ano. Com as sebes em ótimas condições e com menos uvas resultou num significativo e contínuo amadurecimento da colheita durante o tempo da vindima. Como resultado a vindima começou no dia 20 de Setembro em Vargellas, tendo havido uma pequena pausa no dia 24 devido a algumas horas de chuva, contudo o bom tempo prevaleceu durante o resto da vindima.

Tasting Notes

Cor ruby profunda e opaca com aro roxo vívido. O nariz é fino e delicado, com puros aromas de frutos de bosque, combinados com notas de plantas silvestres e esteva e notas discretas de baunilha. Os aromas florais que são a característica marcante de Vargellas estão evidentes, as fragrâncias de violeta que combinam com aromas de flores delicadas e notas de plantas selvagens. No paladar uma corrente de muito limpos e vibrantes sabores de frutas vermelhas flui desde o início até ao fim. Normalmente finos, mas vigorosos os taninos emergem proporcionando um aperto e uma atrativa sensação de um vinho muito austero. Um maravilhoso e harmonioso vinho do Porto vintage, com cada elemento no seu lugar.

AVALIAÇÕES

92-93
O carácter típico de um Vargellas com flores como rosas e papoilas que se transformam em frutas negras e especiarias. Encorpado, ligeiramente doce, com taninos esfumados e um carácter a framboesa e a amora. Longo e saboroso. Muita elegância e requinte.

James Suckling, The Wine Spectator
92
O Taylor's Quinta de Vargellas 2012 apresenta, como seria de esperar, um bouquet muito mais interligado do que o do Fonseca Guimaraens. No entanto, é bem definido com aromas a amoras negras, chocolate negro e a pedra molhada, que se expandem no copo ao longo de uma hora. A boca é suavemente sedosa no início com uma pequena acidez a conjugar tudo de forma linear. Sente-se uma excelente tensão e concentração, com uma persistência não muito acentuada, mas com um final quase efervescente que dota este vinho Vargellas de uma proximidade difícil de quebrar. O melhor é apenas nos entregarmos logo a este vinho.

Neal Martin