Selecione um ano

2004

Decantação

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

Como Guardar

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

Temperatura de Serviço

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

Pratos sugeridos

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

O inverno 2003/2004 foi muito seco, registando apenas um terço das chuvas ocorridas no inverno anterior. A falta de água durante o...

Sobre o Vinho

O inverno 2003/2004 foi muito seco, registando apenas um terço das chuvas ocorridas no inverno anterior. A falta de água durante o início da temporada de crescimento reduziu de sobremaneira a pressão de doenças. Em julho, a maior preocupação recaiu na possibilidade de as vinhas não terem a capacidade de madurar suficientemente as uvas devido à drástica escassez de água.

A vindima destacou-se pelas perfeitas condições climatéricas durante todo o período. Os vinhos do Porto jovens mostraram boa estrutura, com aromas muito frescos a frutos silvestres, consequência do período de maturação mais frio do que o normal.

 

Tasting Notes

Nariz aromático, poderoso e penetrante, com aromas maduros, ricos e sumarentos de frutos silvestres, cobertos com maravilhosas notas de características florais. Tem um bouquet com grande profundidade e camadas de intensa fruta fresca. No paladar, a frescura dos frutos silvestres continua, combinando ricos sabores de chocolate e alcaçuz de igual intensidade. Os taninos são firmes mas bem integrados, resultando num vinho bem estruturado e equilibrado. Em termos de textura, é macio e sedoso, deixando-nos com a sensação de um vinho do Porto Vintage bem elaborado, estilizado e extremamente elegante.

AVALIAÇÕES

94
Este '04 tem um perfume encantador e energia na estrutura que o impulsiona... Este é o vinho mais poderoso que provámos desta colheita, insinuando apenas as suas complexidades mais delicadas que podem surgir com o tempo.

Wine & Spirits Magazine
96
Antonio Magalhães referiu-se-lhe como o "ano perfeito para a viticultura”, em que “a chuva de agosto ajudou a vindima”. David Guimaraens diz ser "o Vargellas de eleição". Mostra-se elegante no aspeto visual, ainda brilhante, de média intensidade. O nariz traz alguma fruta preta, complexidade e frescura aromáticas. Aromas herbáceos, mentolado. Tanino e estrutura firmes, com especiarias finas. Acidez bem definida, precisa e crescente.
2024
Marc Barros, Revista de Vinhos