A época de crescimento em 1998 começou por ser extremamente chuvosa. Um inverno chuvoso foi seguido por uma primavera fria. Em maio, veio o calor. Os registos relatam um crescimento das varas de 40 cm durante a semana de 8 a 11 de maio.
Apesar do início da temporada ter sido lento, as condições permitiram uma boa recuperação das canópias, as que resultaram sãs e vigorosas, continuando assim por mais tempo do que o normal. Da floração até o início da vindima não se registaram chuvas. Julho foi consistentemente quente, estando a temperatura média deste mês entre as mais altas de que há registo. As duas primeiras semanas de agosto foram extremamente quentes, com temperaturas durante o dia a chegarem bem acima dos 40ºC.
Na segunda metade de agosto e no início de setembro as temperaturas voltaram aos valores normais para a região, com dias cálidos/quentes e noites moderadas.
O tempo durante a vindima foi muito difícil, com precipitações quase todos os dias. Apesar de ter chovido durante toda a vindima, as uvas resistiram bem, não havendo quase cachos afetados pela podridão.
Rubi profundo; auréola estreita cor de tijolo. Qualidade perfumada encantadora e aromática. Nariz de compota de cereja e groselha preta revestida com violetas. Toques de melaço e fumo de madeira. Firme Vargellas com centro de cereja e groselha preta coberto de chocolate. Final suave que se prolonga, com notas joviais e frescas.