NOTAS DE PROVA

Roxo profundo quase negro com uma estreita borda magenta. Nariz exuberante, poderoso e fresco de groselha preta e cereja....

Quinta de Vargellas2022

NOTAS DE PROVA

Roxo profundo quase negro com uma estreita borda magenta. Nariz exuberante, poderoso e fresco de groselha preta e cereja. Finesse, elegância e equilíbrio com um impulso linear de frutos silvestres, nuances de ameixa e um toque de citrinos e marmelo. Este fundo denso é sobreposto por uma frescura encantadora de uvas que se intensifica à medida que o aroma se desenvolve. Os aromas florais, característicos de Vargellas, estão presentes, com fragrâncias de violeta entrelaçadas com notas delicadas de flores e ervas. Uma onda de limpa fruta vermelha percorre o palato do início ao fim. Os taninos são firmes, mas bem integrados, proporcionando bastante aderência e um toque atraente de austeridade. Um Vintage muito fino de uma quinta única, com equilíbrio e confiança perfeitos.

ANO VITIVINÍCOLA E VINDIMA DE 2022

O quadrimestre de dormência entre novembro e fevereiro foi extremamente seco, com apenas 78mm de precipitação registada. A média para este período é de 370 mm. Felizmente, março foi húmido, com 75mm de chuva, o que foi muito importante para o início do quadrimestre de crescimento com alguma água.

O abrolhamento ocorreu a 20 de março, mais tarde do que o normal, e a primavera foi seca. Quando a floração começou a 19 de maio, continuámos a registar níveis muito baixos de água, 195mm, desde novembro até 31 de maio. Devido às condições secas, tivemos muito pouca pressão de doenças, o que significou que o foco principal na vinha foi dedicado ao trabalho das sebes. No início de junho, tivemos aquela que foi a primeira de muitas ondas de calor, com temperaturas superiores a 40ºC, o que é muito invulgar para junho. A 14 de julho, no Pinhão, registámos 46,5°C, a mais alta registada no país em 2022.

Como resultado das temperaturas extremas, a maturação só ocorreu na última semana de julho. A vindima começou a 3 de setembro em Vargellas, com as videiras a produzirem bagos muito pequenos, o que lhes proporcionou uma boa relação sumo/pelicula. Poucos dias depois, a 6 de setembro, tivemos uma chuva muito bem-vinda de 4mm, que manteve as temperaturas baixas e proporcionou algum alívio às videiras, permitindo dar às uvas aquele empurrão final tão necessário. 2022 será lembrado como o ano em que pudemos pisar as uvas novamente, após uma interrupção de dois anos devido à COVID. Ver os lagares cheios de pessoas novamente e saber que este é o caminho para se fazerem grandes vinhos do Porto vintage foi um espetáculo a reter.

DECANTAÇÃO

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

COMO GUARDAR

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

TEMPERATURA DE SERVIÇO

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

PRATOS SUGERIDOS

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

NOTÍCIAS E EVENTOSNotícias e Eventos

Taylor's Lança o Taylor's Sentinels Vintage Port 2022

A Taylor’s Port tem o orgulho de anunciar o lançamento do seu novo vintage o Taylor’s Sentinels, um lote único...

VER MAIS

Comprar Vinho do PortoMundialmente

Onde comprar Vinho do Porto
PROCURAR

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.