Selecione um ano

2022

Decantação

Deve ser decantado para remover o depósito natural formado pelo seu envelhecimento. Coloque a garrafa de pé algumas horas antes da decantação para permitir a precipitação dos sedimentos no fundo da garrafa.

Como Guardar

A garrafa deve ser conservada na posição horizontal, protegida da luz e do calor, idealmente a uma temperatura inferior a 16ºC.

Temperatura de Serviço

Sirva a uma temperatura entre 16ºC e 18ºC. Idealmente, recomendamos beber o vinho Vintage num período de um a dois dias depois de aberta a garrafa.

Pratos sugeridos

Nozes, queijos de sabor intenso e queijos de pasta azul são excelentes acompanhamentos para o vinho do Porto Vintage. Também as frutas secas, como os damascos e os figos, combinam na perfeição.

NOTAS DE PROVA

Roxo profundo quase negro com uma estreita borda magenta. Nariz exuberante, poderoso e fresco de groselha preta e cereja....

Sobre o Vinho

NOTAS DE PROVA

Roxo profundo quase negro com uma estreita borda magenta. Nariz exuberante, poderoso e fresco de groselha preta e cereja. Finesse, elegância e equilíbrio com um impulso linear de frutos silvestres, nuances de ameixa e um toque de citrinos e marmelo. Este fundo denso é sobreposto por uma frescura encantadora de uvas que se intensifica à medida que o aroma se desenvolve. Os aromas florais, característicos de Vargellas, estão presentes, com fragrâncias de violeta entrelaçadas com notas delicadas de flores e ervas. Uma onda de limpa fruta vermelha percorre o palato do início ao fim. Os taninos são firmes, mas bem integrados, proporcionando bastante aderência e um toque atraente de austeridade. Um Vintage muito fino de uma quinta única, com equilíbrio e confiança perfeitos.

ANO VITIVINÍCOLA E VINDIMA DE 2022

O quadrimestre de dormência entre novembro e fevereiro foi extremamente seco, com apenas 78mm de precipitação registada. A média para este período é de 370 mm. Felizmente, março foi húmido, com 75mm de chuva, o que foi muito importante para o início do quadrimestre de crescimento com alguma água.

O abrolhamento ocorreu a 20 de março, mais tarde do que o normal, e a primavera foi seca. Quando a floração começou a 19 de maio, continuámos a registar níveis muito baixos de água, 195mm, desde novembro até 31 de maio. Devido às condições secas, tivemos muito pouca pressão de doenças, o que significou que o foco principal na vinha foi dedicado ao trabalho das sebes. No início de junho, tivemos aquela que foi a primeira de muitas ondas de calor, com temperaturas superiores a 40ºC, o que é muito invulgar para junho. A 14 de julho, no Pinhão, registámos 46,5°C, a mais alta registada no país em 2022.

Como resultado das temperaturas extremas, a maturação só ocorreu na última semana de julho. A vindima começou a 3 de setembro em Vargellas, com as videiras a produzirem bagos muito pequenos, o que lhes proporcionou uma boa relação sumo/pelicula. Poucos dias depois, a 6 de setembro, tivemos uma chuva muito bem-vinda de 4mm, que manteve as temperaturas baixas e proporcionou algum alívio às videiras, permitindo dar às uvas aquele empurrão final tão necessário. 2022 será lembrado como o ano em que pudemos pisar as uvas novamente, após uma interrupção de dois anos devido à COVID. Ver os lagares cheios de pessoas novamente e saber que este é o caminho para se fazerem grandes vinhos do Porto vintage foi um espetáculo a reter.

AVALIAÇÕES

17
Tasted three times, once blind: deep, opaque, still a bit withdrawn on the nose but underlying well defined spicy-berry fruit; fresh, with good purity of fruit on the palate, firm spicy sinewy tannins rising in the mouth and on to an attractive linear finish. Still a bit raw but a well- balanced, middle-distance wine for drinking from 2032 – 2045 plus.
21-10-2024
Richard Mayson
95
Nariz floral de cereja preta com notas de menta. Encantadora densidade de cereja preta doce e groselha preta. Rico e arrojado, com uma estrutura agradável sob a fruta doce. Uma combinação espantosa de riqueza e estrutura, com um núcleo de fruta e um equilíbrio muito bom. Uma grande intensidade, terminando com algumas notas doces de ameixa.
2024
Jamie Goode, Wineanorak.com
95
Belo perfil, com grande pureza de fruta, suavidade de taninos e a floralidade de Vargellas, que é a sua marca registada. Mirtilos, amoras, cerejas marasquino e ameixas são revestidos por violetas de Parma, pétalas de rosa esmagadas, salva, menta e orégãos secos, com pedra molhada e petrichor a tocar ao fundo. Suculência refrescante e aderência picante à estrutura tânica. Final longo e sumarento, com uma grande acidez.
2025
Ines Salpico, Decanter
94+
O Porto Quinta de Vargellas Vintage 2022 é expressivo e perfumado, com notas florais misturadas com os clássicos aromas de fruta cristalizada, ervas aromáticas, especiarias, alcaçuz e chocolate preto. Foi produzido com um field blend da Quinta de Vargellas, fermentado com leveduras indígenas e envelhecido em balseiros de carvalho francês usado durante 18 meses. Apresenta doçura média, com 98 gramas de açúcar, estrutura média, taninos abundantes de grão fino e um sabor macio com reminiscências de fruta madura. É um pouco fraco e precisa de algum tempo em garrafa para atingir uma melhor harmonia. 33.600 garrafas produzidas. Foi engarrafado em 2024. Abre muito bem no copo.

Robert Parker