A temporada vitícola de 2001 foi marcada por um dos invernos mais pluviosos registados na história, com extensas inundações e prejuízos na região do Douro. A partir de abril, o tempo ficou mais estável.
O verão apresentou temperaturas moderadamente quentes, com uma brisa contínua que manteve as vinhas arejadas e livres de doenças. No entanto, a longa temporada de crescimento e a quase total falta de chuvas de junho até ao final de agosto, provocaram algum stress às vinhas.
As condições meteorológicas durante a primeira metade da vindima foram as ideais e contribuíram favoravelmente nas fermentações. Dois dias de chuva afetaram o final da vindima, mas afortunadamente quase a totalidade da vindima teve lugar sob condições de tempo seco.
Vermelho-púrpura opaco, com reflexos magenta. Tem o intenso nariz de frutos silvestres, típico de Terra Feita, cheio de aromas de amora, cassis e cereja preta com toques de ameixa e alcaçuz. Redondo e cheio no paladar, com taninos maduros que enchem a boca e sumptuosos sabores de fruta gulosa no final. Um maravilhoso vinho do Porto vintage dominado pela fruta, fiel à tradição desta quinta do Vale do Pinhão.