Redução de Água
No início da década 2010, a Adega de Vargellas possuía um consumo de água desajustado à realidade da vinificação. Nesta altura, os equipamentos de recepção e vinificação, bem como a sua capacidade de armazenagem, não correspondiam às exigências à data, o que se traduzia num consumo superior ao esperado.
As tubagens das massas que alimentavam os lagares eram de aço inox AISI316 com 100mm de diâmetro e existiam cerca de 150 metros de tubagem, que para além dos lagares alimentavam também as cubas fechadas e abertas de fermentação.
Para fazer face ao consumo desadequado, durante os anos 2012 e 2013, foram adoptadas medidas para diminuir o consumo de água, nomeadamente, a formação de todos os colaboradores do quadro e temporários para a adopção de boas práticas de racionalização do consumo.
Dada a identificação das mangueiras de enchimento e de lavagens como ponto de grande desperdício de água, foram também colocadas torneiras/pistolas de pressão na extremidade de todas as mangueiras e adquiridos rodos para lavagem de chão. Estas medidas resultaram na redução do consumo médio diário (m3/dia) e no rácio de litro de água por litro de vinho produzido (L/L), em comparação com anos anteriores. Contudo, estes resultados estavam longe daquilo que seria satisfatório para a Adega.
Neste sentido, em 2014, a recepção de uvas e equipamentos foi remodelada e todas as tubagens de massas foram adaptadas à realidade da vinificação da Adega.
As tubagens foram reduzidas em cerca de 1/3 do seu comprimento (redução de 145 metros para 50 metros) e o seu diâmetro reduzido de 100mm para 76mm. Esta medida permitiu reduzir cerca de 91m3 de água por vindima.
Para além da alteração da tubagem de massas, foi adquirida uma máquina de lavar caixas com recirculação de água (deixando de funcionar com água corrente) e ajustado o circuito de refrigeração de toda a adega, assim como a capacidade de inox e vasilhame de madeira necessária à vindima.
Mediante o seu compromisso na redução do consumo de água e na implementação de um conjunto de medidas a partir do ano 2011, a Adega de Vargellas atinge excelentes desempenhos que se reflectem em:
• Decréscimo no consumo total de água na vindima de cerca de 50%;
• Diminuição do consumo médio diário em cerca de 66%;
• Diminuição do rácio de litro de água consumido por litro de vinho produzido em cerca de 63%.
A experiência e os bons resultados obtidos na Adega de Vargellas permitiram a replicação das medidas implementadas noutras Adegas, nomeadamente, na Adega da Roêda, Panascal e Nogueira durante o período de 2014 e 2018.