Pegada de Carbono
O conhecimento do impacto real das actividades inerentes ao negócio mediante o cálculo da Pegada de Carbono é fundamental no compromisso para a Sustentabilidade. Neste sentido, em 2018, a Taylor's promoveu o cálculo da Pegada de Carbono associada ao vinho Late Bottled Vintage (LBV) da Taylor’s nas várias fases da cadeia de valor: fase agrícola, fase enológica e fase de transporte.
O estudo compreendeu a análise de dados relativos ao período entre 2014 e 2016 e integrou 4 unidades:
- As vinhas da Quinta de Vargellas como local de produção da uva
- Adega tradicional de Vargellas
- Adega moderna de Nogueira, onde ocorrem os processos de vinificação e envelhecimento
- Centro de engarrafamento, laboratório e distribuição em Vila Nova de Gaia
Os resultados do estudo são revelados nas imagens seguintes:
kgCO2eq/ litro vinho
kgCO2eq/ litro vinho
Tendo em conta os resultados globais (que incluem a análise das três fases da cadeia), a pegada de carbono aumentou face ao ano de referência (2014) em 14%, sendo que os processos que mais contribuem para as emissões são o engarrafamento na fase de transporte, seguindo-se da fase enológica.
Analisando especificamente a fase agrícola caracterizada pela produção da uva, a pegada de carbono é de 0.30, 0.32 e 0.33 em 2014, 2015 e 2016 respectivamente, revelando igualmente uma tendência crescente imputada maioritariamente ao consumo de electricidade nesta fase.
Para além do conhecimento da sua pegada de carbono, a Taylor's concluiu do estudo oportunidades de melhoria para a gestão e monitorização das emissões, bem como sugestões de ecodesign nas suas opções de embalamento.