Vinha ao alto

Em áreas onde a inclinação o permite, as videiras do Douro podem ser plantadas em fileiras verticais correndo perpendicularmente pela encosta, uma técnica aperfeiçoada nos últimos anos e conhecida como Vinha ao Alto. Os avanços em técnicas de drenagem e e anti-erosão têm permitido que um número crescente de vinhas sejam plantadas desta forma, em vez dos socalcos, a plantação vertical é usada agora pela Taylor’s como um método corrente em inclinações de até cerca de 30%. A plantação vertical tem várias vantagens, incluindo uma melhor exposição da canópia da folha.

Vinha velha

Vinha velha é o nome dado a uma vinha que contém videiras muito antigas. Uma das mais famosas é a vinha velha da Quinta de Vargellas da Taylor’s, que contém muitas videiras com mais de um século de idade. Esta vinha histórica produz o muito raro vinho do Porto Quinta de Vargellas Vinha Velha Vintage.

Vinho do Porto biológico

O primeiro vinho do Porto inteiramente proveniente de uvas cultivadas de forma biológica é produzido pela casa Fonseca e é chamado Terra Prima ( Terra Bella nos EUA). Para um vinho do Porto ser certificado como biológico é necessário que tanto a aguardente usada na sua vinificação como as uvas que o compõem sejam todos de origem biológica. O vinho do Porto da Fonseca é biológico e é certificado pela Ecocert – a agência de certificação europeia de produtos biológicos.

Vinho do Porto branco seco

O vinho do Porto Branco seco é elaborado deixando o vinho fermentar durante um período relativamente longo antes de ser fortificado. Como consequência, uma grande parte do açúcar natural da uva é transformado em álcool e o vinho resultante é relativamente seco. Normalmente, um vinho do Porto Branco Seco contém cerca de um terço da doçura que é encontrada num vinho do Porto elaborado segundo a forma normal. A Taylor´s tornou-se a primeira empresa a comercializar um vinho do Porto Branco Seco quando lançou o Taylor´s Chip Dry em 1934. O vinho do Porto Branco Seco bebe-se geralmente como aperitivo, servido sozinho e fresco ou misturado com água tónica como uma refrescante bebida de verão. O vinho do Porto Branco Seco é feito a partir de uma mistura de castas brancas tradicionais, como a Malvasia Fina, Gouveio, Viosinho, Folgasão, Rabigato e Esgana-Cão.

Vinho do Porto envelhecido em madeira

Os vinhos do Porto envelhecidos em madeira são aqueles que foram envelhecidos até à sua maturidade num casco de madeira ou num tonel. Os recipientes de madeira utilizados para envelhecer estes vinhos do Porto são geralmente feitos de carvalho avinhado. A madeira nova de carvalho não é usada para vinhos do Porto de idade porque poderia dar um sabor a madeira demasiado forte ao vinho. Os vinhos do Porto envelhecidos em madeira estão prontos para beber quando são engarrafados. Enquanto envelhecem na madeira estes vinhos do Porto têm contacto com o ar o que significa que permaneceram em boas condições durante várias semanas após a abertura da garrafa pela primeira vez. Normalmente têm rolhas tipo ‘bar top’ que podem ser substituídas na garrafa depois do vinho ter sido servido. Os vinhos do Porto envelhecidos em madeira quase nunca precisam de ser decantados pois mesmo que tenha criado qualquer sedimento, este normalmente fica depositado no casco ou no tonel. Quase todos os vinhos do Porto envelhecidos em madeira são filtrados para que permaneçam translúcidos. No entanto, um pequeno sedimento pode ocorrer naqueles vinhos que sejam mais encorpados se a garrafa for mantida por vários anos. Na prática, isso não é muito provável de acontecer pois estes vinhos do Porto estão destinados ao consumo imediato e não a serem mantidos em cave.

Vinificação

Vinificação é o processo de transformar o sumo da uva em vinho. No caso do vinho do Porto, envolve esmagar as uvas para libertar o sumo e permitir que a fermentação comece, garantindo que as peles são mantidas em contacto com o vinho a fermentar e, a seguir, parar a fermentação pela adição de aguardente vínica.

Vintage character

O termo "Vintage Character” foi usado no passado para descrever um estilo de vinho do Porto tinto encorpado e frutado que, muito embora não pertencesse à produção de um único ano, compartilhava algumas das características de sabor e aroma de um vinho do Porto Vintage. O termo não é mais usado hoje em dia porque é considerado confuso para o consumidor. Os vinhos que este termo descreve são referidos hoje como vinhos do Porto Reserva ou Rubies Reserva. Exemplos são o Taylor's Select Reserva e o Taylor's First Estate Reserva.

Taylor's - Barris
Taylor's - Barris