A Região do Douro

A região do Douro, local de nascimento do vinho do Porto, é uma das mais antigas e mais belas regiões vinícolas europeias. Há dois mil anos que aqui se produz vinho.

Em 1756, o Douro tornou-se na primeira das grandes regiões vinícolas clássicas a ser legalmente demarcada. As suas vinhas foram exaustivamente  classificadas no ano seguinte, quase um século antes que as de Bordéus.

Separada da zona litoral e do seu clima temperado pela Serra do Marão que a protege dos ventos carregados de chuva que sopram do Atlântico, a região do Douro tem um clima caracterizado por verões quentes e secos e invernos rigorosos. A sua paisagem selvagem e montanhosa é dramática em escala e, até há relativamente pouco tempo, grande parte da região era distante e inacessível.

A maioria das melhores vinhas estão plantadas nas encostas íngremes que bordeiam o rio Douro e os seus afluentes, tais como os rios Pinhão, Távora e Torto. Cerca de dois terços da área de vinha está plantada em encostas com inclinação superior a 30% e a região duriense é a única área produtora de vinho no mundo onde se pratica a viticultura de montanha de clima quente.

A Região do DouroVindima no Douro

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.