Taylor's Lança Quinta de Vargellas Vintage 2022
A Taylor’s anuncia a decisão de lançar um Vinho do Porto Vintage da Quinta de Vargellas 2022. O vinho estará disponível para comercialização no final do ano.
O CEO e Chairman da Taylor’s, Adrian Bridge, comentou: “Os vintage de 2022 são o resultado de uma época de crescimento muito seca e quente, que foi interrompida por algumas chuvas muito bem-vindas no início da vindima. O caráter único da vinha da Quinta de Vargellas é claramente expresso nos vinhos de 2022 e, portanto, consideramos apropriado engarrafar este ano como um vintage de quinta.”
Comentando sobre o vintage de 2022, o Diretor técnico e de enologia David Guimaraens observou: “2022 será lembrado como um dos anos mais quentes de que há registo. No entanto, os efeitos da seca foram compensados por um março húmido e pela chuva no início de setembro, com condições de colheita perfeitas. A colheita na Quinta de Vargellas, da Taylor’s, foi uma das mais saudáveis que vimos nos últimos anos.”
Como de costume, com os Quinta de Vargellas Vintage, estes vinhos são maravilhosos para serem desfrutados jovens, mas também envelhecerão soberbamente na adega por muitos anos.
Notas sobre o ano vitícola
O quadrimestre de dormência entre novembro e fevereiro foi extremamente seco, com apenas 78mm de precipitação registada. A média para este período é de 370 mm. Felizmente, março foi húmido, com 75mm de chuva, o que foi muito importante para o início do quadrimestre de crescimento com alguma água.
O abrolhamento ocorreu a 20 de março, mais tarde do que o normal, e a primavera foi seca. Quando a floração começou a 19 de maio, continuámos a registar níveis muito baixos de água, 195mm, desde novembro até 31 de maio.
Devido às condições secas, tivemos muito pouca pressão de doenças, o que significou que o foco principal na vinha foi dedicado ao trabalho das sebes. No início de junho, tivemos aquela que foi a primeira de muitas ondas de calor, com temperaturas superiores a 40ºC, o que é muito invulgar para junho.
A 14 de julho, no Pinhão, registámos 46,5°C, a mais alta registada no país em 2022. Como resultado das temperaturas extremas, a maturação só ocorreu na última semana de julho.
A vindima começou a 3 de setembro em Vargellas, com as videiras a produzirem bagos muito pequenos, o que lhes proporcionou uma boa relação sumo/pelicula. Poucos dias depois, a 6 de setembro, tivemos uma chuva muito bem-vinda de 4mm, que manteve as temperaturas baixas e proporcionou algum alívio às videiras, permitindo dar às uvas aquele empurrão final tão necessário.
2022 será lembrado como o ano em que pudemos pisar as uvas novamente, após uma interrupção de dois anos devido à COVID. Ver os lagares cheios de pessoas novamente e saber que este é o caminho para se fazerem grandes vinhos do Porto vintage foi um espetáculo a reter.
Notas de Prova
Roxo profundo quase negro com uma estreita borda magenta. Nariz exuberante, poderoso e fresco de groselha preta e cereja. Finesse, elegância e equilíbrio com um impulso linear de frutos silvestres, nuances de ameixa e um toque de citrinos e marmelo. Este fundo denso é sobreposto por uma frescura encantadora de uvas que se intensifica à medida que o aroma se desenvolve.
Os aromas florais, característicos de Vargellas, estão presentes, com fragrâncias de violeta entrelaçadas com notas delicadas de flores e ervas.
Uma onda de limpa fruta vermelha percorre o palato do início ao fim. Os taninos são firmes, mas bem integrados, proporcionando bastante aderência e um toque atraente de austeridade.
Um Vintage muito fino de uma quinta única, com equilíbrio e confiança perfeitos.