Seguindo a tradição, Taylor’s faz a sua declaração de Vintage no dia 23 de abril, Dia de São Jorge, o padroeiro de Inglaterra. Este ano, Taylor’s anuncia o Sentinels Vintage Port 2023, apenas o segundo engarrafamento deste distinto novo Vintage da casa, introduzido pela primeira vez no ano passado com o Vintage 2022.

Após o sucesso do lançamento inaugural de 2022, o Taylor’s Sentinels Vintage Port 2023 é mais uma expressão notável do carácter profundo, complexo e frutado que define os históricos vinhedos do Vale do Pinhão. Proveniente das quatro prestigiadas quintas da Taylor’sTerra Feita, Junco, Casa Nova e Eira Velha – este novo lançamento complementa o primeiro, consolidando o compromisso da Taylor’s em produzir vinhos de qualidade excecional e complexidade singular.

Quando o Douro foi demarcado pela primeira vez em 1756, a zona que produzia os melhores vinhos do Porto era conhecida por “Feitoria” e autorizada para exportação. Esta sub-região era marcada por pilares de pedra, os chamados marcos de feitoria. As quatro propriedades da Taylor’s incluídas no lote do Sentinels situam-se dentro desta nobre subzona.

O nome ‘Sentinels’ presta homenagem a esses icónicos marcos de granito, perpetuando a longa tradição de produzir os melhores vinhos do Porto a partir da zona mais reputada da área demarcada.

Adrian Bridge, Diretor-Geral e Chairman da Taylor’s, comentou:

“Estamos incrivelmente orgulhosos de apresentar o Taylor’s Sentinels Vintage Port 2023. Este lançamento dá continuidade à nossa tradição de produzir vinhos que celebram a rica herança do Vale do Douro e das propriedades da Taylor’s. Taylor’s Sentinels é uma celebração do nosso legado, e este novo Vintage reafirma o seu lugar entre os nossos vinhos mais distintos.”

Para o lote do Vintage 2023, foi aplicado um rigoroso método de “seleção por componentes”, que permitiu garantir que o vinho final incorporasse as características únicas de cada quinta, harmonizadas num conjunto equilibrado e expressivo. A altitude, exposição solar e diversidade de castas de cada propriedade contribuíram para um vinho poderoso e refinado, com uma fruta intensa e uma complexidade que reflete o trabalho meticuloso da equipa de enologia da Taylor’s.

David Guimaraens, Enólogo Principal da Taylor’s, comentou:

“Depois da boa época de crescimento em 2023, a chuva que caiu no início de setembro foi bem-vinda para as vinhas mais stressadas, mas também limitou o número de parcelas de excelência disponíveis. Um dos fatores-chave na criação de um Vintage, como o Taylor’s Sentinels, é precisamente poder selecionar as melhores parcelas das nossas propriedades e combiná-las para mostrar a verdadeira expressão do terroir do Vale do Pinhão.”

David acrescentou:

“Tal como o primeiro, o Sentinels Vintage 2023 tem potencial para envelhecer graciosamente em garrafa, com uma longa vida pela frente. No entanto, é igualmente agradável e envolvente na juventude, oferecendo aos apreciadores a oportunidade de saborear o carácter excecional do Vale do Pinhão desde o primeiro momento.”


NOTA de PROVA

Núcleo negro de púrpura intenso e profundo, com uma fina auréola violeta. O nariz assenta numa base robusta de aromas luxuriantes e ricos a groselha-preta, amora e cereja, entrelaçados com apontamentos de abrunho e damasco. Notas de esteva e hortelã dançam no nariz, conferindo vibração e frescura.

Fruta madura de qualidade extraordinária, taninos envolventes e sumptuosas amoras com um toque de chocolate negro. Uma agradável reminiscência a cedro, um ligeiro toque de alcaçuz e um final longo e sedoso. Este vinho exibe a qualidade hedonista e generosa das quintas da Taylor’s no Vale do Pinhão.