10 Boas Razões para Comprar Vinho do Porto

1. Para beber como aperitivo

Os Portos brancos são aperitivos excelentes. O Taylor’s Chip Dry, lançado em 1934, foi o primeiro Porto seco branco a ser comercializado. Combina sabores de fruta fresca interligados com o carácter suave adquirido pelo envelhecimento em carvalho e um final fresco e seco. É excelente servido frio sem qualquer mistura e acompanha com azeitonas, pinhões ou amêndoas torradas. Pode também ser misturado com água tónica, tornando-se numa bebida muito refrescante para o verão.

Em alguns países, um estilo mais doce de Porto é preferido como aperitivo. Em França ou na Bélgica, por exemplo, um Tawny jovem, como o Taylor’s Fine Tawny é com frequência apreciado como aperitivo.

Os vinhos do Porto Rosé também são aperitivos elegantes e originais. A Taylor’s não produz um Porto rosé, mas podemos recomendar o Croft Pink, o primeiro vinho do Porto rosé e ainda, de longe, o melhor.

2. Para acompanhar com queijo
Vinho do Porto e queijo é uma daquelas associações gastronómicas clássicas. O Taylor’s Late Bottled Vintage é uma excelente escolha para acompanhar uma seleção de queijos. Os sabores muito frutados, o seu caráter encorpado e firme estrutura fazem dele uma excelente companhia para a maioria dos queijos intensos de pasta mole, particularmente variedades de blue como o Gorgonzola ou o Stilton e alguns de leite de cabra macios, como os Valençay frescos ou os Sainte-Maure.

Queijos maduros de pasta dura como o cheddar velho, ligam muito bem com vinhos do Porto Tawny de idade, tais como o Taylor’s Tawny 20 anos.

3. Para acompanhar com pratos principais
O vinho do Porto é normalmente apreciado antes da refeição ou no final. No entanto pode ligar, com grande sucesso, com muitos pratos saborosos. Os ricos sabores do foie gras são perfeitamente acompanhados e reforçados por vinhos do Porto brancos, como o Taylor’s Fine White. Carne vermelha intensa ou pratos de caça, acompanham bem com um vintage jovem, como o Quinta de Vargellas Vintage 2001. Uma terrina de caça combina perfeitamente com um vinho do Porto envelhecido em madeira, como por exemplo o Taylor’s Tawny 10 Anos.

4. Para acompanhar sobremesas
Há um grande número de associações de sucesso do vinho do Porto com sobremesas. Para sobremesas com chocolate ou sabores de frutas vermelhas, experimente um estilo de vinho do Porto frutado como o Late Bottled Vintage ou o First Estate.

Para combinar com sobremesas com amêndoas, nozes, café ou sabores de caramelo, pense num vinho do Porto envelhecido em madeira, tal como o Taylor’s Tawny 20 Anos, que combina muito bem com sobremesas clássicas como o leite-creme ou o tiramisu.

5. Para apreciar depois da refeição
O lugar de eleição para o vinho do Porto é no final da refeição, altura em que todos os vinhos do Porto tintos podem ser apreciados. O vinho do Porto é dos mais sociáveis de todos os vinhos e os seus sabores ricos e intensos fazem dele o perfeito final para qualquer refeição, seja em ambiente formal ou relaxado.

O vinho do Porto de mais prestígio para terminar uma refeição é sem dúvida o Vintage, sobretudo um Vintage velho, tal como o maravilhosamente rico e complexo Taylor Vintage 1985. Os Vintage para serem apreciados no seu auge devem ser consumidos no dia em que a garrafa é aberta e devem ser sempre decantados. A decantação é um processo simples e agradável e por permitir apreciar a cor do vinho do Porto no decanter, proporciona um prazer adicional para os convivas. Há uma série de tradições interessantes relacionadas com o serviço do Porto Vintage.

Outra forma sublime de terminar uma refeição é com um vinho do Porto de Idade, que fez o seu envelhecimento em madeira, como os Taylor’s Tawny de 10, 20, 30 ou 40 Anos. Durante o longo período de envelhecimento em casco de carvalho, estes vinhos tornam-se macios e suaves e os seus aromas ricos e complexos concentram-se cada vez mais. Estes são vinhos que devem ser lentamente apreciados e contemplados.

O Taylor’s Late Bottled Vintage é também um excelente digestivo. Tem um preço mais acessível que o Vintage e não necessita decantação. Ele permanecerá em boas condições durante várias semanas após a garrafa ser aberta e por isso é uma boa opção quando há poucos convidados para terminar a garrafa.

6. Para associar com chocolate
Vinho do Porto e chocolate fazem uma das combinações mais poderosas. Os casamentos de maior sucesso são entre o chocolate preto ou trufas, com um elevado teor de cacau, e os estilos de vinho do Porto frutados, como o First Estate Reserve ou Late Bottled Vintage.

7. Para relaxar em casa
Um Tawny de Idade, como o Taylor’s Tawny 20 anos, é um vinho do Porto excelente para ter sempre em casa, aproveitando todos os momentos de relaxamento, como quando lê um bom livro, ou assiste ao seu programa de televisão favorito, ou ainda quando está com amigos ou desfrutando de um bom charuto. A suavidade e o opulento sabor de um Tawny de Idade tornam-no no vinho ideal de meditação e relaxe.

8. Para celebrar uma ocasião especial
O vinho do Porto é um vinho maravilhoso para celebrar uma ocasião especial, como um aniversário, casamento, formatura ou um sucesso pessoal ou de equipa. Não há melhor maneira de marcar um aniversário do que abrindo um vinho do Porto Vintage do ano que está a ser comemorado. Para obter uma lista dos Vintage da Taylor’s, consulte a seção Anos Vintage do site. Os Taylor’s 30 e 40 Anos são também uma forma mágica de celebrar os aniversários dos 30 e 40.

O vinho do Porto é muitas vezes o vinho escolhido para se brindar. Na Grã-Bretanha é tradicionalmente utilizado no Loyal Trust em honra ao monarca reinante. Excepcionalmente, na Marinha Real este brinde é feito sentado devido aos tetos baixo dos navios.

9. Para usar em receitas
Cada cozinheiro tem os seus ingredientes mágicos favoritos que usa para dar ao prato uma dimensão extra. Anchovas são um; vinagre balsâmico outro. E o vinho do Porto é outro. Os cozinheiros são criaturas determinadas, e bem capazes de retirar o Vintage da sala de jantar para o trazer para a cozinha. Assim, e para manter a harmonia doméstica, aconselhamos a guardar uma garrafa de Ruby no frigorífico exclusiva para cozinhar.

O vinho do Porto é útil na cozinha devido aos seus fortes sabores frutados, e também por causa de sua doçura. É uma associação natural para pratos de caça, e também nos molhos de carnes assadas. Os Portugueses (e, também, os alemães, os franceses, os persas, etc.) sempre apreciaram a combinação de uma carne suculenta com fruta doce. O vinho do Porto como um tempero usado na culinária cai de forma simples e subtil nesta tradição.

Depois, há ainda os molhos com base em vinho do Porto, onde não é apenas um melhorador invisível, mas um ingrediente-chave. E há ainda sobremesas, que com um pouco de vinho do Porto ficam mais ‘adultas’ e mais aveludadas. O truque, como sempre, é não exagerar. E vale a pena guardar algum mistério acerca deste ingrediente. Se os seus convidados começam a perguntar se é LBV ou Tawny o que estão a sentir, então chegou a hora de abrir o jogo.

10. Pôr a envelhecer para um jovem desfrutar quando for mais velho
Ao decidir comprar vinho do Porto para envelhecer aquando do nascimento de um filho ou neto, a melhor opção é um Vintage, se possível do ano de nascimento. Os vinhos do Porto Vintage têm uma notável capacidade de continuar a melhorar com a idade e podem ser apreciados pelo destinatário na idade adulta e, no caso de um Vintage clássico, até na terceira idade, proporcionando uma memória calorosa e saborosa de quem ofereceu.

No Tawny 20 Anos, a fruta tornou-se ainda mais macia do que no tawny 10 Anos, e os aromas de especiarias e frutos secos criados pelo envelhecimento...

VInho do PortoTawny 20 Anos

No Tawny 20 Anos, a fruta tornou-se ainda mais macia do que no tawny 10 Anos, e os aromas de especiarias e frutos secos criados pelo envelhecimento ficaram mais poderosos e intensos.

Ver Mais
O LBV foi desenvolvido como uma alternativa de alta qualidade do Porto Vintage. A ideia foi criar um vinho mais acessível e para o consumo...

Vinho do PortoLate Bottled Vintage

O LBV foi desenvolvido como uma alternativa de alta qualidade do Porto Vintage. A ideia foi criar um vinho mais acessível e para o consumo imediato, que pudesse ser bebido no dia-a-dia.

Ver Mais
Preto, quase como tinta da china, com auréola púrpura. Nariz de grande pureza, abrindo numa nota vigorosa de fruta do bosque preta e concentrada,...

Vinho do PortoVintage 2009

Preto, quase como tinta da china, com auréola púrpura. Nariz de grande pureza, abrindo numa nota vigorosa de fruta do bosque preta e concentrada, enlaçada com framboesa e ameixa.

Ver Mais
Opulento e elegante, combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura, sendo engarrafado para o consumo imediato.

Vinho do PortoTawny 10 Anos

Opulento e elegante, combina delicadas notas de madeira com ricos aromas de fruta madura, sendo engarrafado para o consumo imediato.

Ver Mais

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.