Historias da Taylor's

Um conto sobre Vinho do Porto e Sobremesas

Uma combinação celestial

 
Servir um vinho do Porto acompanhado por uma sobremesa é uma tradição de longa data que a Taylor’s faz questão de seguir.
 
Muito poucos questionam esta prática já que um doce gloriosamente indulgente harmonizado com o vinho do Porto adequado é certamente um dos maiores prazeres da vida.
 
A partir dos saborosos frutos vermelhos de um encorpado Late Bottled Vintage para a doçura caramelizada e sabor a frutos secos de um Tawny envelhecido, os estilos e sabores maravilhosamente diversos do vinho do Porto oferecem infinitas possibilidades para o emparelhamento com todo o tipo de sobremesas. E que delícia é experimentá-los a todos!
 
Port Puddings
 

O sério negócio das sobremesas

 
Em nenhum lugar se cumpre melhor a tradição do que na nossa propriedade emblemática, a Quinta de Vargellas, onde as sobremesas são reverenciadas e o vinho do Porto é sempre servido. Os sucessivos cozinheiros têm vindo a aceitar, com entusiasmo, o desafio de aplicar a sua habilidade e imaginação para produzir deliciosas criações que aumentam na perfeição o prazer dos nossos vinhos do Porto.
 
Na verdade, a nossa atual cozinheira, Adulcínia, prepara uma variedade espetacular de magníficas sobremesas, muitas vezes usando os produtos locais da região do Douro.
 

Creme Brulee

As sobremesas de assinatura de Adulcínia não são para os fracos de coração! Os convidados experientes sabem que a melhor maneira de abrir o apetite é seguir a pé pelo caminho íngreme até ao topo da propriedade, dando voltas em passo de corrida pelos vários pomares da quinta, ou então talvez pisar vigorosamente no lagar durante o período da vindima.
 
As combinações favoritas que se servem na sala de jantar da quinta são: a Tarte de Pêra e vinho do Porto com um Taylor’s Select ou um vinho do Porto Ruby First Estate, a Tarte de Chocolate com um Late Bottled Vintage, o Leite Creme com um Tawny Envelhecido de 10 anos ou pêssegos cozidos em vinho do Porto com um copo de Tawny 20 Anos. No tempo quente, os hóspedes reúnem-se no terraço à volta da mesa com tampo de vidro com vistas magníficas para todo o Vale do Douro, e, ocasionalmente, compartilhando a sua sobremesa com uma vespa furtiva que por ali passe. 
 

Port & Pears Recipe

 

Um Pouco de Espionagem Culinária

 
Port & Figs
Figos frescos cultivados na nossa horta
 
De facto, sabe-se que a harmonização perfeita entre uma sobremesa e um vinho do Porto desde sempre inspirou um pouco de espionagem culinária entre os hóspedes de Vargellas. Por exemplo, quando um famoso chef francês visitou Vargellas foi-lhe servida uma criação simples mas celestial feita com figos frescos colhidos a partir do pomar para acompanhar um Taylor’s 20 anos. O chef foi encontrado mais tarde na cozinha determinado a tentar descobrir o segredo para a deliciosa sobremesa! E quem pode culpá-lo? As mais simples combinações são muitas vezes as mais bem sucedidas.
 
Um famoso restaurante veio com a ideia de servir um Taylor’s 20 anos com nada mais elaborado do que um prato de morangos silvestres. É nosso desejo que também possa um dia criar e experimentar algumas das suas próprias combinações…
 
Port & Dinner
Jantar à luz de velas no terraço de Vargellas

 

Um desafio final

 
Finalmente, no final da noite, há um desafio inesperado para os hóspedes que deixaram apenas espaço suficiente para o queijo - o qual é servido com geleia de marmelo e vinho do Porto Vintage. A célebre tarte de Adulcínia com amêndoas que são cultivadas na propriedade é servida como uma pós-sobremesa extremamente indulgente para assegurar que quaisquer últimas gotas de vinho do Porto nunca ficam desacompanhadas.
 
Poucos conseguem resistir.
Almond Tart & Port wine

 

Os favoritos da família

 
Para que não haja espionagem decidimos compartilhar duas das receitas preferidas da família. Esperamos que as aprecie tanto quanto nós!
 

Pêssegos assados no Porto

 
Serve 4 porções
 
Ingredientes
  • 4 pêssegos frescos (não muito maduros)
  • 180g de amêndoas picadas e levemente tostadas
  • 25g de manteiga
  • 25g de açúcar mascavado
  • 200ml de natas 
  • 200ml de Tawny ou Fine Tawny Taylor’s 10 anos 
 
Modo de preparação:
 
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Corte os pêssegos em metades e retire os caroços. Coloque as metades com a zona do caroço virada para cima num prato raso de ir ao forno. Bata a manteiga e o açúcar e adicione as amêndoas picadas. Divida em 8 porções. Coloque cada porção no buraco do meio do pêssego. Regue as natas e o vinho do Porto Tawny à volta dos pêssegos, tomando cuidado para não transbordar. O líquido deve cobrir até cerca de metade das metades de pêssego.
 
Asse no forno durante 20-25 minutos até borbulhar e dourar por cima. Tome cuidado para a mistura de amêndoa não queimar!
Sirva com natas espessas ou gelado de baunilha e um copo de Tawny Taylor ‘s 20 anos.
 

Tarte de Pêra e vinho do Porto 

 
Serve 4 porções
 
Ingredientes
  • 300g de massa folhada
  • 6 peras descascadas
  • 350ml de Taylor’s Select ou
  • Porto Ruby First Estate
  • 250g de açúcar refinado
  • 150g de amêndoas moídas
  • 2 gemas de ovos (de preferência biológicos)
  • 150g de manteiga derretida
 
Modo de preparação:
 
Pré-aqueça o forno a 180ºC.Ferva o vinho do Porto e o açúcar numa panela, acrescente as peras e cozinhe por 20 minutos em lume brando. Numa tigela, misture cuidadosamente a manteiga, as amêndoas moídas e as gemas de ovos. Estenda a massa e coloque num forma de tarte com 20 centímetros com uma base removível e previamente untada. Coloque a mistura de amêndoas e manteiga e cozinhe no forno durante 10 minutos
 
Enquanto isso, retire as peras do vinho do Porto, corte ao meio e retire as grainhas. Coloque as peras por cima da tarte e leve ao forno por mais 10 minutos. Sirva quente ou gelada com um cálice de Porto Taylor’s Select,  Porto Ruby First Estate ou um LBV.
 

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.