Historias da Taylor's

Um Conto Dourado de Verão

Ai, Vargellas no Verão! Uma festa para todos os sentidos. Para nós, é o melhor local à face da Terra para desfrutar de um dos mais simples ainda que maiores prazeres da vida: comer uma refeição ao ar livre. O Sol brilha, as vistas são deslumbrantes e o almoço espera por si!
 
À nossa volta, os dramáticos patamares do vale que estão agora verdejantes. As vinhas estão repletas de folhagem e as uvas começam a inchar. Mas não é o produto destas vinhas que nos interessa para relatar neste conto. Em vez disso, gostaríamos de lhe apresentar outro delicioso líquido produzido na propriedade: o Azeite Virgem Extra Quinta de Vargellas.
 
Quinta de Vargellas
 

Uma pequena dose de História

 
Descrito por Homero como "ouro líquido”, o azeite tem sido estimado, desde há milhares de anos, pelos povos do Mediterrâneo. Aqui, na região do Douro, ao longo dos séculos que as oliveiras são uma característica da paisagem e o azeite que produzem é justamente considerado entre os melhores de Portugal.
 
Em Vargellas temos 10 hectares de oliveiras tradicionais portuguesas, muitas das quais com mais de 100 anos. Diretamente do terraço, pode-se ver como estas se espalham por toda a propriedade, acrescentando outra agradável sombra verde à paisagem.
 
Olives, Douro Valley
 

Felizes Casamentos

 
Frequentemente, as condições nas quais se produzem os melhores vinhos são também aquelas onde se criam os melhores azeites. É, por isso que muitas das mais famosas regiões vinícolas do Mundo, desde a Toscana à Califórnia e da Provença Francesa ao Cabo Ocidental na África do Sul,são também famosas pelo seu azeite.
 
Na verdade, cada região produz os seus próprios azeites, influenciados pelo clima e solo, bem como elas suas técnicas de colheita e de produção. No nosso caso, a natureza montanhosa da região do Douro protege-a dos ventos húmidos do Atlântico, dotando-a de um clima quente e seco que resulta num azeite de grande profundidade e concentração.
 

Um Azeite Extra Especial

 
O equivalente ao vinho do Porto Vintage no mundo do azeite é o ‘virgem extra’. O Azeite Extra virgem é extraído da primeira prensagem de azeitonas e é o mais apreciado de todos os azeites, valorizado pelo seu equilíbrio perfeito em termos de sabor, aroma, cor e acidez.
 
O nosso Azeite Quinta de Vargellas Virgem Extra é afamado pela sua fragrância, pureza e elevado teor de vitaminas e nutrientes. Apresenta uma cor profunda amarela-esverdeada com um aroma a relva acabada de cortar e uma maravilhosa frescura persistente.
 

Trabalhando com a Natureza

 
Para alcançar a máxima pureza do azeite, cultivamos as nossas oliveiras de forma natural, com a menor intervenção humana possível. Não são utilizados fertilizantes químicos ou pesticidas. Isto para deleite da mosca da oliveira e de outros amigáveis seres vivos!
 
 

A Velocidade é Essencial

 
As azeitonas cheias e maduras são colhidas à mão em Novembro. Para manter o máximo sabor e frescura, estas são colhidas e moídas no mesmo dia. De seguida, segue-se a prensagem a frio, a qual conserva o sabor natural e minimiza a acidez. Depois de um processo final de purificação, o ouro líquido está pronto a engarrafar.
 
 

De Volta ao Almoço

 

Chip Dry & Olive Oil

O nosso azeite é o ingrediente chave no almoço de hoje. Assim como o é outro dos nossos afamados ingredientes de Verão: O vinho do Porto branco Chip Dry. A Taylor’s foi a primeira casa produtora de vinho do Porto a lançar em 1934 um vinho do Porto branco seco.
 
Este é feito a partir de clássicas uvas brancas, como a Malvasia Fina, e cresceu nas mais frias e elevadas encostas do Douro. O acabamento fresco e seco é obtido permitindo que a fermentação continue durante mais tempo do que nos outros vinhos do Porto, daí que subsista uma menor doçura natural quando se adiciona a aguardente vínica.
 

Chip Tónico, Por Favor!

 

Que melhor maneira para começar o almoço de hoje do que com o nosso aperitivo de Verão favorito, Chip Dry tónico? Neste tempo quente, misturamos um terço de Chip Dry com dois terços de água tónica, a que se junta gelo e um raminho generoso de hortelã. É realmente uma alternativa deliciosa e refrescante ao G & T ou ao Pimms.
 
Em relação ao almoço, desfrutaremos de uma refeição tradicional de Vargellas preparada pela nossa fantástica cozinheira, Adulcínia. Para começar, rosetas de salmão fumado com manga e mozzarella Seguido de pescada assada em molho de natas e vinho do Porto branco Chip Dry, servida com batatinhas novas e uma salada verde simples temperada com sumo de limão e, claro, o nosso Azeite Virgem Extra Quinta de Vargellas.
 

Bolo de Amêndoa ou Mousse de Chocolate?

 
Oh decisões, decisões! Qualquer que seja a sobremesa que escolhemos, sabemos que será perfeitamente complementada por um copo do nosso ligeiramente fresco vinho do Porto Tawny de 10 anos, com as suas delicadas notas amadeiradas e aroma de frutas maduras. Para terminar a refeição? Bem, será mais do que justo pagar o tributo à vista desfrutando o produto desta bela propriedade.
 
Então, aqui vai um copo de vinho do Porto Vintage Quinta de Vargellas com os seus exuberantes frutados. Saúde!

 

Subscrever

* obrigatório
Email*
Nome
Apelido
País*

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.