Historias da Taylor's

O Conto de uma Quinta Chamada Vargellas

Até meados do século XIX, a traiçoeira viagem até à Quinta de Vargellas através do alcance montanhoso e selvagem a oriente da região do Douro apenas foi realizada por alguns corajosos. E nem todos viveram para relatar o conto. Foi o espírito pioneiro daqueles que o conseguiram que fez de Vargellas – e da Taylor’s – o que hoje são.
 
Quinta de Vargellas, The Douro Valley
 
A Quinta de Vargellas é a vinha mais famosa da Taylor’s – um vasto e inspirador anfiteatro de terraços esculpidos na encosta que surgem encastelados por cima do rio. As suas melhores uvas formam, há mais de um século, a estrutura basilar dos clássicos vinhos do Porto Vintage da Taylor’s.
 
Vargellas é a própria essência da empresa. Esta propriedade representa os valores da Taylor’s, o seu compromisso para com a autenticidade e qualidade, o seu desejo de combinar inovação com tradiçãoe a determinação da família para ter sucesso perante a adversidade.
 

Um Minusculo Afídio – Um Enorme Problema

 
Quando Taylor, Fladgate & Yeatman compraram Vargellas em 1893, a outrora célebre vinha estava em sério declínio. As videiras tinham sido devastadas pela filoxera – um minúsculo e letal afídio da América do Norte – e a produção estava praticamente parada.
 
Quinta de Vargellas, The Douro River
 
É uma verdadeira proeza que somente dezoito anos mais tarde, em 1911, o aclamado historiador de comércio do vinho do Porto, Manuel Monteiro, tenha escrito a seguinte descrição da dramática reconstrução de Vargellas supervisionada por Frank ‘Smiler’ Yeatman:
 
Frank 'Smiler' Yeatman
"Os esforços inflexíveis que os Srs. Taylor & Co, dirigiram com sensatez e eficácia no cultivo do solo ao quebrar a rocha , logo causaram a fecundidade dos tempos antigos que renasceu a partir do solo estéril e com uma tamanha ousadia e sucesso que conduziu ao aumento da produção. Sessenta mil videiras americanas sobre as quais foram enxertadas as mais nobres castas do Douro, brotaram exuberantes do solo e a cada ano produzem com fartura entre setenta a oitenta pipas de um vinho que foi distinguido entre todos os outros.” Frank "Smiler” Yeatman
 

Uma Mistura Judiciosa de Tradição e Inovação

 
Sucessivas gerações da família demonstraram ter esse mesmo espírito pioneiro, defendendo a tradição com afinco, enquanto usavam as melhores inovações e tecnologia para apurar e melhorar criteriosamente.
 
Na década de 1920, Dick Yeatman deu o passo revolucionário ao plantar duas parcelas de vinha com uma única casta tradicional. Provando ser um homem bem avançado para a sua época, Dick Yeatman permitiu à família construir uma única biblioteca com amostras individuais de castas.
 
Foi Alistair Robertson, o atual presidente da empresa, que colocou esta biblioteca a bom uso na década de 1970. Sob a sua direcção, partes da vinha foram amplamente redesenhadas e as partes mais altas da quinta foram desenvolvidas pela primeira vez. Usando modelos computorizados recentemente desenvolvidos e a informação na biblioteca, a família foi capaz de adequar técnicas apropriadas de viticultura e castas a cada área da vinha, obtendo resultados impressionantes.
 
Hoje, a filha de Alistair, Natasha, é a diretora de provas e o seu genro, Adrian, é o diretor geral. Juntos, continuam o cariz familiar do negócio preservando o caráter quintessencial dos vinhos de Vargellas, apenas fazendo alterações e refinamentos quando os benefícios são comprovados.
 
"Qualquer grande vinho está ancorado na vinha. É Vargellasque dá uma noção espacial aos vinhos do Porto da Taylor’s e que traz a concentração, camadas de sabor e estrutura para fazer algo realmente diferente e excecional.” Adrian Bridge
 
Vargellas é o centro da Taylor’s para pesquisa e desenvolvimento, onde as novas técnicas de produção de vinho do Porto são constantemente desenvolvidas e revistas. Mas, para as uvas cultivadas na vinha, a tradição ainda vence no dia a dia. Enquanto a pisa a pé produzir o melhor vinho do Porto, mesmo que seja mais dispendioso e demorado, este método continuará.
 

Vargellas Numa Garrafa

 
Hoje em dia, a Quinta de Vargellas está firmemente restabelecida como uma das grandes vinhas clássicas do mundo. Os seus vinhos são o esteio da seleção de vinhos do Porto da Taylor’s, desde o LBV até aos clássicos vintages e ao altamente premiado Vintage Single Quinta.
 
Quanto a amanhã, o espírito de tradição e inovação irá garantir que os vinhos de Vargellas continuem a ser a referência para o vinho do Porto Vintage.
 
 

Brindemos A Vargellas

 
 
Num dia quente de Verão, por que não brindar a Vargellas e recordar aquelas almas pioneiras que fizeram desta propriedade o que ela hoje é?
 
Podemos sugerir um Tawny ligeiramente fresco com uma sobremesa ou com nozes ou talvez ainda um delicioso LVB ou um rico e aveludado Vargellas 1998 para desfrutar no final de uma refeição?
 
 

Taylor's 10 Year Old Tawny Port

Taylor’s 10 Anos

 
PROVA: Um agradável equilíbrio de sabores a fruta madura e a nozes com uma leve doçura e um acabamento delicioso e macio.
 
SERVIR: Engarrafado e pronto a beber, este é um excelente acompanhamento para doces de colher e sobremesas à base de nozes. No Verão, deve beber-se ligeiramente fresco.
 
 

 

 

 

Taylor's 20 Year Old Tawny Port

Taylor’s 20 Anos

 
PROVA: Os dez anos extra a envelhecer em casco permitem que a fruta amadureça ainda mais e que os aromas a especiarias e a nozes sejam mais potentes.
 
SERVIR: É um excelente acompanhamento para muitas sobremesas e é delicioso servido ligeiramente fresco a acompanhar pratos de fruta, especialmente morangos. Em alternativa desfrute-o sozinho ou no final de uma refeição com nozes ou amêndoas.
 

 

 

 

Taylor's Late Bottled Vintage Port 2007

Taylor’s Late Bottled Vintage

 
PROVA: Embalado com camadas de cereja preta, ameixa e amora, este LBV de 2002 é agradavelmente rico, suave e delicioso.
 
SERVIR: Mais bem apreciado no final de uma refeição, quer sozinho ou com sobremesas à base de chocolate. Também é um maravilhoso acompanhamento para queijos ricos.
 

 

 

 

Taylors Quinta de Vargellas Vintage Port 1998

Quinta De Vargellas 1998 Vintage

 
PROVA: Um complexo, frutado e aromático nariz com um ligeiro aroma a violetas. Deliciosos sabores picantes a frutos silvestres acabados de colher e um toque de alcaçuz. O elegante Vargellas de 1998 revela fruta sedosa e taninos em perfeito equilíbrio com um acabamento rico, aveludado e persistente.
 
SERVIR: Para os amantes de vinho do Porto que apreciem uma gama de vintages mais jovens, o 1998 é perfeito para beber agora. Em contrapartida, é também suficientemente robusto para suportar um mais longo envelhecimento em garrafa. Decante antes de servir. Soberbo com queijos azuis, frutos secos e nozes.
 
 
 

Subscrever

* obrigatório
Email*
Nome
Apelido
País*

Newsletter

Subscreva à nossa newsletter para receber ofertas exclusivas e as últimas notícias.