Como servir

Decantar ou não decantar? Os vinhos do Porto Vintage evoluem em garrafa e devem ser decantados para retirar o depósito natural formado pelo vinho, assim como para permitir que os aromas que se desenvolveram ao longo do envelhecimento em garrafa se possam expressar abertamente. O Late Bottled Vintage e os vinhos do Porto Tawny envelhecidos em madeira não precisam de ser decantados já que estagiam em cascos ou tonéis de carvalho, onde precipitou  o sedimento formado antes do engarrafamento.

Preparação

Irá precisar de um decanter perfeitamente limpo. À falta de um decanter, poderá usar uma garrafa de vinho limpa ou uma jarra. Com a garrafa de vinho do Porto em posição vertical, retire o selo e limpe com um pano a parte superior da garrafa. Retire a rolha suavemente. É possível que resulte mais fácil usar um saca-rolhas tradicional (e não um de estilo mais moderno) pois este dar-lhe-á um maior controlo, particularmente com os vinhos do Porto Vintage mais velhos, nos quais a rolha poderá estar um pouco mais fragilizada.

Decantação

Verta gradualmente o vinho do Porto Vintage no decanter. Às vezes, as garrafas têm marcas de tinta branca que indicam o lado da garrafa que esteve para cima durante o armazenamento. Essa marca branca deverá ficar  para cima. Um pequeno funil, de preferência com um filtro, pode ser útil. Se o vinho formou muito depósito, pode beneficiar-se de uma filtração através de uma musselina limpa colocada num funil.

Taylor's - Barris
Taylor's - Barris