A Taylor’s é uma das mais antigas casas de Vinho do Porto que se dedica exclusivamente à produção de vinho do Porto e, especialmente, aos seus melhores estilos.
Desde a sua fundação por Job Bearsley, a empresa manteve-se independente. Agora, no seu quarto século, a firma cresceu e prosperou, estabelecendo-se como uma das casas históricas de vinho mais respeitadas de todo o mundo. Isto foi conseguido através da perseverança, espírito pioneiro e da continuidade de tradição em que sucessivas gerações da família se envolveram.
Segundo algumas fontes, Peter Bearsley foi o primeiro membro do comércio inglês de vinho a fazer tal viagem, já que outros comerciantes se contentavam em comprar os vinhos do Douro através de intermediários.
Em 1744, Bartholomew Bearsley veio a ser o primeiro exportador britânico de vinhos a comprar uma propriedade no Douro. Foi uma forte aposta que lhe deu grande vantagem, permitindo-lhe relacionar-se com os agricultores e garantir a primeira prova dos seus vinhos. A compra da propriedade, no Lugar das Lages, perto da antiga cidade da Régua, é comemorada pelo vinho do Porto Taylor’s First Estate Reserve.
A Taylor’s introduziu o Chip Dry, um novo estilo de vinho do Porto branco de aperitivo, em 1934. Elaborado a partir de castas brancas tradicionais, é fermentado por mais tempo que o normal para dár-lhe um apetecível final seco e crocante.
No ano de 1974, repleto de eventos, deu-se a compra da Quinta de Terra Feita. A aquisição de Terra Feita cujos vinhos tinham sido comprados pela Taylor’s desde o século anterior, fazia parte da estratégia da empresa de assegurar e controlar as suas fontes de uvas de alta qualidade para os seus vinhos do Porto Vintage.
O Taylor’s First Estate é um vinho do Porto reserva que foi criado para comemorar a aquisição, em 1744, da primeira propriedade da firma na Região do Douro Superior: a Casa dos Alambiques, no Lugar das Lages.
Localizada no Douro Superior, Vargellas é conhecida pelos seus vinhos elegantes e perfumados, caracterizados pela sua fruta delicada e focada e pelos seus taninos vigorosos bem equilibrados. É também conhecida como a fonte de um dos vinhos do Porto Vintage mais raros e de maior interesse para os colecionadores, o Vargellas Vinha Velha, produzido em quantidades muito pequenas, a partir das vinhas mais antigas na propriedade.
As parcelas em socalcos que contêm as vinhas mais antigas da propriedade e contribuem para mais de 15% da produção total da quinta. O vinho do Porto Vintage Vargellas Vinha Velha é produzido a partir de uma seleção muito limitada da produção dessas vinhas velhas, a qual raramente representa mais de 2% da produção total da propriedade.
Em 2000, Adrian Bridge foi formalmente nomeado Director Geral, garantindo à empresa a necessária adaptação às mudanças quer no comércio de vinho do Porto quer no vasto mercado mundial de vinhos.
No outono de 2010, o vinho foi lançado como uma edição muito limitada, sob o nome de Scion. O Scion é um dos mais antigos e raros vinhos do Porto Tawny envelhecidos a serem comercializados e um dos poucos vinhos da época anterior à filoxera de qualquer região vinícola a chegar até nós em perfeitas condições.
Para comemorar os 325 anos da fundação, a Taylor's decidiu lançar uma edição limitada.
A garrafa é uma recriação baseada numa antiga garrafa selada do final do século XVII, com data próxima da fundação da Taylor’s. É o mais antigo exemplar de uma garrafa com gravação, contendo indicação de data e marca comercial, neste caso o "4XX”, símbolo ainda hoje utilizado pela Taylor’s.